top of page
Design-sem-nome-1-300x300.png
mockup-logo.png
  • Foto do escritorMaria Júlia Camargo Pagoto

Síndrome de Burnout - Como evitar na minha empresa.

Primeiramente, importante ressaltar que a síndrome tem acometido milhares de brasileiros, tanto que, em Janeiro de 2022 tivemos a classificação da Síndrome de Burnout como doença ocupacional, se equiparando a acidente de trabalho.


Essa síndrome é definida como um distúrbio emocional, com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.


O excesso de trabalho pode prejudicar a saúde emocional do colaborador, independentemente da função exercida. Por isso, tão importante a empresa, de forma estratégica, delegar as atribuições aos funcionários para não dar abertura à possível Síndrome em sua empresa.


Entres os principais sintomas da Síndrome de Burnout, estão o cansaço físico e mental de forma excessiva, fadigas e dores musculares, insegurança e sentimento de fracasso, dificuldades de concentração, sentimento de incapacidade e isolamento.


O acúmulo de atividades, assim como cobranças excessivas, são fatores responsáveis pelo esgotamento profissional dos colaboradores.


Mas como você, como empresário e empregador, pode evitar que seus colaboradores sofram com a Síndrome de Burnout?


O primeiro passo é a contratação de um advogado especialista na área de Compliance Trabalhista para implementar políticas e comportamentos que visem o bem-estar e qualidade de vida dos funcionários, de forma que, combatam o assédio moral ou qualquer outra forma de discriminação, vez que, esses dois fatores contribuem efetivamente com o desenvolvimento da síndrome.


Além disso, a empresa tem o dever de cumprir normas da medicina e segurança do trabalho, não exigir metas abusivas e incentivar o bom relacionamento entre os funcionários.


Infelizmente, temos um quadro expressivo de profissionais brilhantes que estão desenvolvendo distúrbios emocionais, como a Síndrome de Burnout, por conta de empresas não saberem como ajudar seu colaborador que passa por isso.


Ao contrário do que muitos imaginam, a Síndrome de Burnout sempre existiu e muitos profissionais já sofreram com esse distúrbio, mas pouco se foi falado a respeito por falta de conscientização.


Se você que está lendo este texto emprega funcionários em sua empresa, é necessário esse cuidando com aqueles que a empresa possui de mais valioso: a saúde mental dos colaboradores.


Comments


bottom of page