O pix, ferramenta que permite a transferência de dinheiro de forma instantânea, facilitou a vida de muitas pessoas. Entretanto, é indiscutível que, apesar das melhorias geradas, se tornou um instrumento para aplicação de golpes.
Entre os golpes mais comuns que utilizam o pix para a execução, está o de clonagem de whatsapp, que consiste na duplicação da conta do usuário, pela qual os golpistas enviam mensagens para a lista de contato da vítima, pedindo dinheiro; há também os golpes em que os bandidos se passam por funcionários da agência bancária da vítima, e pedem informações para corrigir suposto erro na chave pix.
A lista de possível golpes utilizando pix ou outra forma de transferência bancária pode ser longa, até porque cada dia mais os golpistas usam de meios sofisticados e criativos para aplicar as fraudes.
Assim, não é incomum que pessoas, até as mais bem instruídas, caiam em alguma dessas armadilhas. Então, o que resta questionar é: o que fazer quando perceber que foi vítima de um golpe?
A primeira atitude que deve ser tomada após cair em um golpe é contatar a instituição financeira para realizar a tentativa de bloquear o valor transferido ou reavê-lo. Lembrando que é sempre importante anotar o horário do contato, protocolo e atendente.
Se o contato com a instituição financeira não solucionar o problema, é orientado que seja efetuado um boletim de ocorrência e que um advogado seja procurado.
Isso porque, dependendo de cada caso concreto, se o profissional identificar que houve falha no serviço prestado pelo banco, ou seja, se o advogado verificar que algum ato ou omissão na conduta do banco contribuiu para o golpe, é possível que seja caracterizado o dever do banco em indenizar a vítima em danos materiais e morais.
Portanto, a vítima do golpe do pix ou de outra forma de transferência, inicialmente, deve contatar a instituição financeira. Caso não seja solucionado o problemas, os próximos passos são realizar o boletim de ocorrência e procurar um advogado.
Por fim, a cautela sempre é importante. Ao receber mensagens suspeitas, até mesmo ligações que pareçam verídicas, é imprescindível que tentar confirmar as informações recebidas, antes de efetuar qualquer transferência ou fornecer algum dado.
Kommentare